us19-6094a407-456223f55e566adf5dfc359b3.pages.mailchi.mp
 
  • Rafael Volpe

Músicas de Casamento: Qual Estilo Escolher?

Essa é uma das perguntas mais interessantes e difíceis de responder ao mesmo tempo, pois dá margem a diversas possibilidades e isso nem sempre facilita as coisas. No entanto, tudo fica mais fácil quando você define um estilo para a sua cerimônia e para a recepção. Músicas para momentos especiais devem levar em consideração não só o gosto musical dos noivos, mas também o local e a identidade que o evento se propõe a seguir. Hoje você vai descobrir exatamente que estilo de música escolher para o seu casamento. Vamos lá!

Músicas de Casamento: Qual Estilo Escolher?
Músicas de Casamento: Qual Estilo Escolher?

Que tal começar pensando no local que você escolheu para o grande dia? Não existe regra, mas é fato que versões acústicas das músicas do cerimonial e da festa tem tudo a ver com casamentos no campo e na praia. Já versões de músicas mais clássicas e orquestradas combinam com celebrações em igrejas e salões. Restaurantes, espaços contemporâneos e casas para eventos podem ser favoráveis às versões mais sofisticadas e modernas.


Recomendo que a playlist carregue certas referências do local escolhido e da decoração, que incrementa cada espaço de forma tão marcante. Se você está planejando uma decoração com estilo rústico ou boho chic, provavelmente não vai escolher músicas populares ou muito eletrônicas para o cerimonial e recepção. Por outro lado, se a decoração traz tendências modernas e inovadoras, acho difícil que você escolha músicas muito tradicionais para a maior parte da festa. Neste caso, medleys, releituras e remixes são muito bem vindos. No caso de uma festa temática é fundamental pensar numa trilha sonora que traga lembranças do tema escolhido para os momentos principais.


Além disso é importante notar que um determinado momento do evento também pode determinar o estilo da música a ser executada pelo DJ ou banda. Para recepções e jantares, indiferente do estilo da decoração ou do local, sugiro escolher músicas lentas em volume mais baixo. Para a acolhida dos anfitriões na festa, sempre indico opções romântica que sejam impactantes, marcando bem a chegada do casal. Já para na pista o volume mais alto é um atrativo para os convidados aproveitarem o que há de mais moderno, com músicas que todos conhecem e amam.

Músicas de Casamento: Qual Estilo Escolher?
Músicas de Casamento: Qual Estilo Escolher?

Separei alguns exemplos e sugestões muito pedidas pelos noivos de acordo com cada estilo de gosto musical, local e decoração. São opções de músicas tanto para a cerimônia, quanto para a recepção. Escolha o seu estilo e crie a sua playlist sem perder nenhum detalhe!


1- Clássico e Tradicional


Para a cerimônia:

Marcha Nupcial (Wedding String Quartet)



Para a recepção:

Close To You (Harry Connick Jr.)



2- Campo e Interior


Para a cerimônia:

Pra Sonhar (Marcelo Jeneci)



Para a recepção:

Hey, Soul Sister (Train)



3- Tropical e Praia


Para a cerimônia:

Somewhere over the Rainbow (Israel Kamakawiwoʻole)



Para a recepção:

Stolen Dance (Milky Chance)



4- Moderno e Industrial


Para a cerimônia:

Viva La Vida (Aston Music)



Para a recepção:

Say A Little Prayer For You (Lianne La Havas)



5- Vintage e Retrô


Para a cerimônia:

Carinhoso (Quarteto de Chorinho Volpe)



Para a recepção:

Como É Grande O Meu Amor Por Você (Lulu Santos)



6- Rústico e Boho Chic


Para a cerimônia:

Pela Luz dos Olhos Seus (Lorenza Pozza)



Para a recepção:

Crazy (Scary Pocket)