top of page

5 Dicas Para Manter A Pista Sempre Cheia No Casamento

Hoje você vai descobrir como planejar o repertório da sua festa para aproveitar o maior tempo possível na pista de dança do seu casamento, com a pista sempre cheia. Separe um pouco de tempo durante o planejamento da sua festa para criar um cronograma musical dividido por etapas, do início ao final da festa. Isso é fundamental!


O cronograma musical vai definir como cada estilo musical deve ser pensado, afinal a ordem das músicas, a escolha do repertório e o gosto musical fazem a diferença entre o sucesso da pista de dança e o caminho de volta pra casa. Quem ama música sabe que uma pista de dança vazia é um sinal de que as coisas não vão bem. O resultado final? A maioria dos convidados não se identifica com a música e deixa de participar do ponto mais alto do grande dia. Quantas vezes você já passou por isso?


Agora que você sabe a importância do planejamento musical, preste atenção em cada detalhe e prepare-se para desenhar o repertório da sua festa com Volpe DeeJay. Vamos lá!


5 Dicas Para Manter A Pista Sempre Cheia No Casamento
5 Dicas Para Manter A Pista Sempre Cheia No Casamento

Qual é a melhor música para trazer os convidados para a pista? Que músicas devo incluir na playlist? Qual estilo musical tocar primeiro? Bem... talvez eu não tenha a resposta para perguntas muito específicas, mas uma coisa é certo: o seu planejamento musical vai trazer todas as respostas que você precisa. Isso porque cada casal tem um gosto musical diferente e o repertório varia de festa para festa e de público para público. Fique atenta às dicas:


1- Crie um cronograma musical


Para começar, sente-se com o seu parceiro e separe um tempo para conversar sobre cada estilo musical que vocês gostariam de ouvir durante a festa. Separe os estilos que serão tocados na recepção dos convidados daqueles que irão fazer parte da pista de dança. Em seguida, use uma planilha para determinar o quanto você acha que seus convidados gostariam de ouvir e dançar cada ritmo.


Os estilos variam entre: jazz, MPB, soul music, músicas acústicas, pop rock, eletrônicas, sertanejo, funk, ritmos latinos, axé, samba e pagode, entre outros...


De 0 a 5 estrelas, quantas você escolheu para cada estilo? Se tiver dúvida sobre como montar essa planilha, acesse agora mesmo o post no meu blog onde dou as dicas descobrir o perfil da sua festa de acordo com a planilha de planejamento do repertório.


2- Repertório original e sempre novo


Festas muito tradicionais ou super modernas podem pecar pelo excesso. Por isso não se deixe se levar pelas rádios o tempo inteiro, nem pelas músicas que você sempre ouve tocar em todas as festa. Seja original e inclua seus ritmos preferidos no cronograma musical. Se você gosta de rock ou música italiana, por exemplo, mesmo que não seja o ritmo preferido dos seus convidados, peça para o DJ criar uma playlist curta, mas com as músicas que você mais gosta. Assim, todos poderão conhecer um pouco da história do casal, através do repertório.


Essa é a maneira mais correta de incluir músicas e estilos novos ou pouco conhecidos de uma forma coerente. Caso você tenha contratado uma banda como atração especial somente para tocar um estilo musical específico, certifique-se de que a apresentação não ultrapasse 1/3 do tempo de pista de dança. Assim, o cronograma estará sempre equilibrado, sem que seus convidados voltem para se sentarem nas mesas no meio da apresentação.


3- Cuidado com o tempo


O tempo na pista é sempre escasso. Muitos casais se queixam da sensação que tiveram ao ver a festa terminar sem terem participado dos momentos mais divertidos da festa. Por isso o tempo mínimo recomendado para a pista é de 3 horas de duração. Menos que isso, pode ser um tiro no pé. Afinal, muitos convidados costumam ir embora assim que é servida a sobremesa. E é papel do anfitrião receber e se despedir de cada convidado. Por isso, tome cuidado: se a pista for curta demais, você não terá tempo de dança com os convidados.


Para festas com 6 horas de duração, é indicado dividi-la em duas partes iguais: uma para a recepção e outra para a dança. Para festas com mais horas de duração, de 4 a 5 horas para a pista de dança é um tempo excelente, caso o seu buffet continue servindo bebidas e o famoso lanchinho da madrugada.


Cuidado com o tempo
Cuidado com o tempo

4- Esteja sempre presente

Os convidados irão se sentir à vontade para dançar a noite toda somente se os noivos estiverem presentes nela a maior parte do tempo. Caso contrário, é muito provável que os amigos e familiares mais distantes preparem-se para partir, caso se sintam intimidados na pista. Essa pode ser a causa de muitas pessoas desistirem de tentar se entrosar, já que os amigos mais próximos costumam dominar o centro da pista sem deixar espaço para quem sente vergonha. Afinal, os padrinhos e melhores amigos sempre vem preparados para dançar, sem hora para ir embora.


Muitos noivos gostam de aproveitar o momento de descontração da pista com os padrinhos, passando de mesa em mesa para ganhar um agrado financeiro. Cuidado! Deixar a noiva sozinha com as amigas por muito tempo pode não ser uma escolha muito inteligente.

5- Surpreenda os convidados


Não existem festas iguais. Porque então tantos casais deixam de se importar com a pista de dança, deixando o DJ livre para tocar o que quiser, sem nem ao menos conhecer o perfil dos convidados? A festa é sua e ela deve ter o seu perfil.


Se você gosta de música ao vivo, surpreenda! Invista numa atração musical ao vivo caso já tenha contratado um DJ. Ao contrário a ideia também funciona. Caso tenha contratado uma banda, uma atração com DJ pode funcionar muito bem nos intervalos da banda e ao final da sua apresentação, sem deixar a animação cair em nenhum momento da festa.


Os efeitos especiais e adereços estão aí para que você possa surpreender os convidados de uma forma diferente. Quer uma dica sobre as tendências e tecnologias que estão fazendo sucesso na pista de dança? Acesse o post "7 Tendências Na Pista De Dança Em 2022".


Tudo pronto para criar seu cronograma musical? Agora é hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui. Se ainda houver qualquer dúvida, escreva aqui nos comentários ou envie para contato@volpedeejay.com.br. Será um prazer te ajudar no planejamento da sua festa de casamento. Nos vemos na pista!


899 visualizações0 comentário
bottom of page