top of page

6 Super Dicas Para Escolher O DJ Certo No Seu Casamento

Atualizado: 18 de jan. de 2019

A pista de dança é o ponto alto da festa para muitos casais que sonham com um casamento inesquecível. Essa é a razão pela qual a maioria dos anfitriões escolhem a pista como ponto de encontro entre os diferentes ambientes destinados aos convidados. É para lá que estão voltados os olhos mais atentos, afinal, a alegria de poder estar junto aos noivos em seu grande dia já é motivo suficiente para dançar a noite inteira, ao som das músicas que marcaram a história dos noivos.


Como cada cliente tem um perfil diferente, criei esse post para ajudar aqueles que ainda estão indecisos quanto a atração musical que vai marcar presença na pista. Hoje vou te contar 6 super dicas para escolher o DJ certo no seu casamento de acordo com o perfil da sua festa. Fique atenta a cada detalhe e tenha a certeza que seu evento será um sucesso.


6 super dicas para escolher o DJ do seu casamento

Perfil do DJ


Antes de falarmos do perfil do DJ é muito importante que você tenha em mente o seu perfil, o perfil da sua festa e também dos seus convidados. Não estamos falando de música neste caso, mas sim da forma com que o DJ vai se comunicar e interagir com os convidados na pista através da música. Sempre alerto as noivas sobre a empatia que o serviço de DJ deve causar desde o primeiro momento. Se você é uma pessoa que gosta de dançar, cantar e agitar a pista de dança junto com seus convidados, é importante que o DJ também tenha esse perfil. Caso contrário, ele será menosprezado como atração principal e isso pode arruinar a a expectativa que seus convidados e você criaram para este momento.


Se esse não for o seu caso, existem outros perfis de DJ's profissionais que possivelmente irão combinar com você. Dentre eles podemos citar: perfil técnico, perfil interativo, perfil discreto, perfil de celebridade, perfil performático, entre outros.


Formatos de apresentação


O formato da apresentação do(a) DJ também é importante para definir o profissional certo para cada tipo de festa. Listei abaixo alguns tipos de formato para que você, ao conhecer, possa associar ao seu perfil e decidir qual mais se encaixa com o grande dia:


- Open format: apresentação une diversos estilos musicais para público eclético; mais comum em eventos sociais, onde não há um segmento de público específico. Nesse formato é possível satisfazer o gosto musical de diferentes faixas etárias, por isso é muito utilizado em casamentos e aniversários.


- Especializado: apresentação de DJ especializado em um estilo musical, geralmente contratado para eventos com público específico. Muito comum em eventos conceituais, como nightclub's e festas temáticas, o formato agrada aqueles que pretendem, por exemplo, dar uma festa para convidados com gosto musical eletrônico. Neste caso um DJ especializado em gêneros eletrônicos traz mais autenticidade ao evento e ajuda a manter os convidados na pista.


- Live DJ: apresentação ao vivo com instrumentos musicais analógicos e/ou eletrônicos, unindo o improviso à reprodução de sons pré-produzidos simultaneamente. Nesse estilo é possível utilizar desde instrumentos clássicos, como saxofone, percussão e violino, dando um tom mais sofisticado ao evento, até instrumentos mais modernos, tais como bateria, guitarra e vocal.


- VJ: formato audiovisual que une videografia e/ou videoclipes às músicas executadas, trabalhando a imagem com tecnologia de projeção ou LED. Através desse estilo, a pista ganha cores e formas de um jeito responsivo e faz com que o DJ interaja com os convidados em tempo real, transformando o palco num grande show moderno e dinâmico.


- Back2back: apresentação com 2 ou mais DJ's, alternando o comando das mixagens. Esse tipo de formato cria uma apresentação muito dinâmica, pois enquanto um DJ está fazendo a mixagem, o outro tem tempo para interagir com os convidados e deduzir a música mais apropriada para o momento seguinte. O estilo Back2Back tem um timing ainda mais preciso, pois desafia cada DJ a superar seus limites e faz cada apresentação ser inédita.


- Atração especial: formato que traz atração musical surpresa, geralmente uma celebridade ou atração artística especializada, para surpreender os convidados na pista de dança. Esse tipo de apresentação complementa o trabalho do DJ por um período de tempo pré determinado e ajuda a manter os convidados na pista. Fique atenta ao rider técnico com todos os equipamentos necessários para esse tipo de apresentação, pois a lista e modelos de equipamentos requisitados pode ser acima do que você contratou para os outros formatos.


6 super dicas para escolher o DJ do seu casamento

Planejamento do repertório


É muito importante que o público sinta-se à vontade com as músicas executadas pelo DJ na pista de dança. Por isso, antes de contratar o profissional, seja transparente e converse com ele(a) sobre os estilos musicais que podem ou não ser incluídos na playlist do grande dia. Para não levar sustos, peça referências de músicas e ideias para inovar na pista com antecedência. Afinal, surpresas nem sempre são bem vindas no ponto mais alto da festa, quando existe grande expectativa e você provavelmente vai querer ouvir as músicas que você ama.


Conforme falei acima, é importante entender o formato da apresentação para, depois, discutir os estilos musicais que cabem dentro desse formato, de forma a valorizar a apresentação do DJ e surpreender os convidados positivamente. Muitos desses formatos permitem remixes e releituras de grandes clássicos para que a pista esteja sempre moderna e traga um motivo a mais para os convidados sentirem-se à vontade para dançar.


Após contratar o profissional, os noivos devem criar um relacionamento próximo ao DJ para que possam, ao longo do planejamento, opinar sobre a escolha do repertório, assim como se escolhem todos os outros detalhes do casamento. No dia da festa um bom DJ deve sentir-se livre para interpretar todas as informações recolhidas ao longo da preparação. Essa liberdade da ao profissional a certeza de oferecer um serviço excelente, sem que hajam muitas interferências do cliente ou dos convidados durante a apresentação. Confiança é tudo, no entanto, se for preciso interferir, diga com clareza o que você quer naquele momento, já que estamos falando de momentos que não podem ser repetidos no futuro. Comunicação é tudo!


Tempo de duração


A duração da festa influencia diretamente no tempo de duração da pista de dança. Festas de longa duração tem recepções mais lentas, o que distancia o convidado da pista de dança no primeiro momento. Seu DJ deve tocar o tempo todo? Você pretende dividir o palco com outras atrações? Para responder essas perguntas a escolha certeira do DJ é imprescindível para a contratação de outros profissionais como bandas e e grupos musicais especializados em outros estilos musicais, que combinam com a recepção dos convidados ou o jantar, onde a música geralmente é mais leve.


Costumo dizer que uma boa pista de dança merece 50% do tempo de duração da uma festa de casamento. Por tanto, se sua festa tem duração de 6 horas, por exemplo, limite a recepção + jantar + cumprimentos às 3 primeiras horas do cronograma e siga esse tempo a risca. Se o tempo restante para a pista for menor que as 3 horas restantes, neste caso, provavelmente seus convidados vão ficar chateados por não terem tempo suficiente pra curtir a pista de dança com você. Por experiência própria observo que o local onde os noivos mais se divertem, longe dos longos e intermináveis cumprimentos, é na pista. Por isso o tempo de confraternização deve ser pensado com a mesma importância dos outros momentos da festa.


6 super dicas para escolher o DJ do seu casamento

Invista de forma inteligente


Uma dica imprescindível que dou aos casais quando me perguntam sobre investimento é: invista em seu DJ na mesma proporção da sua expectativa para pista de dança. Um profissional exemplar sabe a importância de seu serviço num dia tão especial. O cachê de DJ's profissionais costuma variar entre R$4.500,00 e R$18.000,00. Separe até 10% do orçamento total do seu evento caso você opte por um bom DJ para animar a sua festa, principalmente se ele for a única atração. Esse valor é uma referência para profissionais que se dedicam a apenas um evento por dia e também podem servir para bandas que fazem apresentações ao vivo.


Atenção: a maioria desses profissionais não costumam incluir estruturas de sonorização, iluminação, imagem, efeitos e estruturas de palco no cachê, já que esse tipo de serviço é feito por empresas especializadas, que muitas vezes já tem parceria com o local contratado. Preze por um equipamento de qualidade, afinal de nada adianta todo o esforço em contratar um bom DJ se os equipamentos e estruturas não estiverem no mesmo nível.


Ainda sobre esse assunto, fique atenta se o DJ costuma cobrar por hora ou por evento, já que a duração da festa interfere diretamente na proposta de orçamento. Uma festa sem hora para acabar, por exemplo, exige muito mais esforço por parte do profissional e, muitas vezes, o cachê já conta com as horas extras sem que precisem ser cobradas por período, o que pode diminuir os imprevistos. Redobre a atenção se seu evento for realizado em local muito afastado da sede do mesmo, pois, neste caso, o transporte, hospedagem e alimentação também devem ser incluídos na paga do DJ.


Antecedência na contratação


Assine contrato com as atrações musicais do seu casamento logo após confirmar a data e local de recepção dos convidados. DJ's que realizam apenas um evento por dia costumam fechar suas agendas com no mínimo um ano de antecedência. Muitos casais deixam para iniciar a pesquisa desse profissional junto com os detalhes finais e isso pode ser perigoso, já que a atração musical do seu casamento vai garantir a animação na pista de dança por horas a fio e, por isso, é considerado um serviço principal.


Além disso, é importante reservar um momento em sua agenda para conversar com o DJ numa reunião pessoal antes do evento. É nesse encontro que vocês irão definir cada etapa do repertório, além das músicas especiais para a reentrada dos noivos, homenagens, valsa, entre outros pontos essenciais. Assim que possível, informe seu gosto musical para o DJ o quanto antes, para que o mesmo possa se preparar para essa reunião, trazendo uma proposta de repertório para aprovação com você. Assim haverá tempo suficiente para possíveis alterações durante a preparação para o grande dia.


Pronto! Agora você já pode colocar tudo na ponta do lápis para iniciar a sua pesquisa em busca do DJ que mais combina com o seu casamento. Ainda tem alguma dúvida? Escreva abaixo nos comentários para que eu possa te ajudar. Nos vemos nas pistas!



595 visualizações0 comentário
bottom of page