top of page
Foto do escritorRafael Volpe

A Duração Da Pista Faz Toda Diferença!

Atualizado: 2 de mai. de 2019

Estou de volta e hoje vim aqui pra trazer algumas informações fundamentais na hora de pensar os detalhes da sua pista de dança. Muitos noivos finalizam os preparativos ao contratar o local da festa, a estrutura e a atração musical. No entanto, muitos se esquecem de planejar o roteiro e cronograma musical de acordo com o tempo de duração total do evento.


Em média, a maioria dos salões de casamento proporcionam apenas 5 horas de duração, do início a final do casamento. Muitas vezes esse período inclui a recepção e a cerimônia. Outros espaços prometem durações maiores, muitas vezes sem hora determinada para o encerramento. No entanto, algumas perguntas surgem: quanto tempo vai durar a minha pista de dança? Ou então: os profissionais contratados irão permanecer até a despedida do último convidado da festa?


Se a resposta para alguma dessas perguntas for NÃO, seu evento pode estar comprometido. É por isso que uma noiva informada é uma noiva feliz! Hoje você vai aprender como a duração da festa dança interfere diretamente no bom andamento da sua pista. Vamos lá?


A Duração da Pista de Dança Faz Diferença na Festa de Casamento?
A Duração da Pista de Dança Faz Diferença na Festa de Casamento?

A duração da festa influencia diretamente no tempo dedicado à pista de dança. Festas de longa duração tem recepções mais lentas, o que distancia o convidado da pista de dança no primeiro momento. Festas de curta duração não dão o tempo necessário para agradar os convidados com diferentes estilos musicais. Por isso eu te pergunto: seu DJ vai tocar o tempo todo? Você pretende dividir o palco com outras atrações? Para responder essas perguntas a escolha certeira do DJ é imprescindível, inclusive para a contratação de outras atrações, como grupos musicais especializados que combinam com a cerimônia, a recepção dos convidados ou o jantar, onde a música geralmente entretem a todos por até duas horas ininterruptas.


Já discotequei em diversos tipos de festa com durações diferentes. O mais comum são os espaços que disponibilizam apenas 5 horas de duração para todo o evento. É fácil perceber quando você fez um bom investimento. Divida o valor do investimento total do seu casamento pelas horas da festa. Por exemplo: R$50.000,00 ÷ 5 horas = R$10.000,00 por hora. Parece um bom investimento? É uma resposta subjetiva, portanto fica a seu critério...


Costumo dizer que uma boa pista de dança merece 50% do tempo de duração da festa ou mais. Por tanto, se sua festa tem duração de 6 horas, por exemplo, limite a recepção + jantar + cumprimentos às 3 primeiras horas do cronograma e siga esse tempo a risca, utilizando as 3 horas restantes para se divertir e encontrar seus convidados na pista de dança.


Se o tempo restante for inferior à outra metade restante, neste caso, provavelmente você e seus convidados vão ficar um pouco chateados por não terem curtido a pista de dança como merecem. Por experiência própria observo que o local onde os noivos mais se divertem, longe dos longos e intermináveis cumprimentos, é na pista dançando. Por isso o tempo de diversão deve ser pensado com a mesma importância dos outros momentos mais sérios da festa.

Atrações são bem vindas em festas de longa duração | fonte: Raphael Tartari
Atrações são bem vindas em festas de longa duração | fonte: Raphael Tartari

Pistas de dança com longa duração merecem atenção redobrada. Ninguém quer ficar na pista olhando para o mesmo DJ por 6 horas seguidas. Nesse caso, para festas com mais de 8 horas, contrate atrações que tragam novidades para surpreender seus convidados. Isso afeta completamente a logística do evento e faz com que o investimento em equipamentos suba consideravelmente. No entanto, todos os convidados sairão felizes e contentes com o resultado.


Pense também nos outros serviços que não param durante a pista de dança, como comida e bebida. Alguns noivos inclusive optam por contratar o famoso "lanchinho da madrugada", uma opção mais em conta que supre a fome de quem aproveita a festa até o final. Outras opções como carrinho de sorvete, mini café da manhã, pipoca, porção de batatas fritas e snacks são muito bem vindos. Já para o buffet de bebidas, aposte no simples: água, refrigerantes e café são os queridinhos do fim de festa, quando muitas vezes a ressaca bate e todos precisam se hidratar.

Não se esqueça: comida e bebida devem acompanhar a pista | fonte: Meio do Mato Eventos
Não se esqueça: comida e bebida devem acompanhar a pista | fonte: Meio do Mato Eventos

Por último, mas não menos importante, precisamos falar da hora adicional, um aditivo de peso e que pode aumentar em terríveis proporções o orçamento do seu evento. A grande maioria das empresas costumam cobrar pelo horário excedido, haja visto que sem garçons, seguranças, músicos, entre outros profissionais, a sua festa será um grande fracasso. A hora extra costuma variar entre 10% e 50% do valor total da festa e deve ser pago à vista.


Os noivos costumam perder por completo a noção de tempo do evento e, muitas vezes, só se dão conta que a festa já está no fim, no momento onde os cumprimentos terminam - isso quando terminam - e querem se divertir sem mais protocolos. Daí, minha amiga, é tarde de mais. Ao contratar uma assessoria para o seu casamento, peça ela ser fiel ao cumprimento do cronograma e aproveite a sua festa.


Eu prefiro não cobrar hora extra e trabalhar sempre com o maior cronograma possível, já prevendo o sucesso da pista de dança, não podendo ultrapassar 10 horas de apresentação. Outros DJ's tocam por apenas 1 ou 2 horas na pista e depois disso será necessário pensar em outras alternativas para manter a pista animada.


Curtiu esse post? Aqui no blog tem muito mais. Tudo isso serve de apoio na hora de contratar a atração musical da sua festa, já que o trabalho de um profissional depende de todos os outros. Planeje com atenção cada detalhe. Nos vemos na pista de dança!


2.112 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page