top of page

Músicas Que Jamais Devem Tocar Num Casamento: Anote As Dicas Dos Profissionais!

Atualizado: 9 de jan. de 2019


Quando me perguntam quais são as melhores músicas para a cerimônia, festa e outros momentos especiais de acordo com o local e o estilo do casamento, ajudo os noivos a se inspirarem com o que existe de mais moderno, com muito bom gosto. Também criei diversas listas para inspirar você na hora de escolher as músicas que irão agitar a pista de dança, não é mesmo? O que não te contei até hoje é o que está proibido tocar no casamento!


Quando se trata de música, nem sempre vale tudo e, conversando com alguns dos melhores profissionais em música de casamento, descobri o que pode e o que não pode tocar na cerimônia e na festa de casamento. Por isso, anote cuidadosamente todas as dicas de músicas que JAMAIS devem tocar num casamento!

Foto: Matthew Morgan

Proibido na cerimônia

Antes de dizer o que pode ou o que não pode tocar, é preciso levar em conta o local onde a cerimônia será realizada. Há igrejas que restringem o repertório e permitem apenas música Erudita ou Sacra. De acordo com a Orquestra Zucchero, algumas igrejas fazem essa restrição até a hora do SIM da noiva e depois liberam o repertório.

Orquestra Zucchero | Foto: Divulgação

Se o casamento não é em igreja, o repertório já ficaria mais livre, porém é importante prestar atenção em alguns detalhes. “Às vezes as pessoas escolhem músicas de que gostam em inglês ou outra em língua e não prestam muita atenção na tradução da letra que, as vezes, é super triste...” afirma Fernando Estevam, diretor da Orquestra Zucchero.

Essa questão também é enfatizada pela Orquestra Viva Mundi: “conhecer a tradução das músicas é fundamental pra evitar algum constrangimento”. Muitos não prestam atenção às letras das músicas e acabam tocando algo que não tem nada a ver com o momento do casamento.

Sabemos que o que mais importa são as escolhas do casal, mas há estilos que não combinam com esse momento, como é o caso do Heavy Metal. Para a Cantos & Poesia, “este estilo de música deve, obrigatoriamente, ser executado na versão acústica, para se preservar a harmonia necessária. Basta ter atenção para que não se escolham músicas com excesso de volume e com instrumentos musicais não compatíveis com a proposta.”

Proibido na festa

“A seleção de músicas é tão importante quanto o buffet e o cerimonial“, afirma Pati Pagy, produtora que agencia bandas e Djs de estilos variados para festas. Segundo ela, a pista é o coração da festa.

Um bom DJ sempre te pergunta “o que não pode tocar na sua festa?”. Cada casal é único e não há uma playlist que agrade a todos. Volpe Deejay, após 15 anos de animação musical em diversos tipos de casamentos, afirma que funk carioca com letra vulgar já está riscado da lista e também que “não vale a pena apostar naquilo que os seus convidados não estão habituados a ouvir”. Para o DJ, é importante lembrar que, em geral, os convidados vão de crianças a idosos e queremos agradar a todos.

Foto: Monica Dantas

“Em festas de casamentos não há certo ou errado. Cada celebração é muito particular, única, e deveria refletir sempre os desejos dos noivos e suas preferências”. Este ponto de vista também é compartilhado pela Musiccata que acredita que não há uma música que não deva ser tocada na cerimônia ou na festa.”Na verdade, desde o começo da Musiccata em 2008 incentivamos os noivos a saírem da zona de conforto, falarem do que escutam no seu dia a dia e escolherem as músicas que, realmente, fazem parte da vida deles.”

A banda Artigo Zero deixa a dica: “Em uma reunião com o seu fornecedor, defina o melhor repertório e jamais se esqueça que além do seu gosto musical há o de outras pessoas no seu evento".

Foto: Dan Cabral

Tanto para a cerimônia quanto para a festa, é necessário usar o bom senso na hora de escolher o repertório selecionando músicas que você e seu noivo gostem, mas também pensando em agradar aos convidados. E para ver todo mundo feliz na festa, anote as 15 músicas que devem tocar SIM ou SIM no seu casamento: não adianta nem odiar!

Essa matéria foi publicada oficialmente no link http://www.zankyou.com.br/p/musicas-que-jamais-devem-tocar-num-casamento-anote-as-dicas-dos-profissionais por Nathy Faria no dia 04/01/2017 com a colaboração de Volpe DeeJay.

589 visualizações0 comentário
bottom of page