top of page

Qual é a função do DJ em um evento corporativo? Volpe DeeJay explica!

Atualizado: 10 de jan. de 2023

O evento corporativo é um momento muito importante dentro do calendário anual de uma empresa ou instituição. Seja para celebrar uma conquista, lançar novos desafios, produtos e serviços ou ainda criar ainda mais vínculo entre os profissionais que trabalham nela, o DJ tem um papel fundamental neste processo.


Seja na recepção dos participantes, durante o evento e em seu fechamento, a escolha do profissional correto faz uma enorme diferença em seu resultado. Neste post, separei para você alguns pontos importantes para se levar em consideração na hora de contratar o DJ para o seu evento. Confira os principais pontos na escolha do profissional.



Quando o assunto é festa, música e interação com os convidados, logo surge uma preocupação: quem será o responsável pela sonorização do evento? O DJ pode ser o profissional escolhido para ambas as funções. Por isso, separei algumas dicas para levar em consideração na hora de escolher o profissional certo para cada momento e pontos importantes na hora de alinhar detalhes do planejamento e execução do cronograma.


As funções da música em um evento corporativo


Por mais simples que possa parecer, a música tem um papel fundamental e muito subjetivo quando o assunto é entreter, integrar e celebrar. Afinal, estamos falando de pessoas, suas emoções e percepções. Dependendo do tipo de evento e do perfil das pessoas envolvidas nele, a música pode soar completamente diferente e interferir positiva ou negativamente nele, dependendo sempre do efeito que se pretende causar em cada momento.


Invisível aos olhos no sentido literal do termo, a música marca momentos especiais de forma quase que imperceptível quando inserida da forma correta. Assim como um filme em que acabamos não se lembrando da trilha sonora logo após o término do filme, nem se ela era boa ou ruim. Em outras palavras, ela foi funcionalmente bem colocada, a ponto de você nem perceber que ela estava lá.


Diferentemente de quando se quer causar um grande impacto, ela pode ser marcante e ficar gravada na memória das pessoas pela eternidade quando é este o seu objetivo. A música tem o poder de unir e separar pessoas. Tem o papel de relevar ou aprofundar temas com a qual está envolvida. Pode ser a trilha sonora que faz chorar de tristeza ou de alegria. Afinal, mexe com as emoções, com os hormônios e com a nossa realidade.


Uma música vintage pode nos fazer lembrar da infância. Já uma canção moderna pode ser utilizada para imaginar o futuro. Ela pode fazer o coração bater mais forte ou até nos fazer mergulhar num profundo poço de emoções a ponto de nos fazer bem ou mal. Dependendo da forma que é colocada em cada momento de um evento, ela pode ser 50% dele ou até mais. Afinal, você deve se lembrar de uma música que marcou um momento especial da sua vida, o início de um relacionamento ou até mesmo o final dele muito mais do que os objetos que estavam naquele local ou mesmo as pessoas que fizeram parte dele. O mesmo acontece em um evento corporativo.


A sonoplastia incorporada no contexto


Salientar o contexto em que um vídeo ou uma palestra está inserida pode ser uma tarefa facilmente realizada através da música, seja como ferramenta de reflexão, exaltação ou comemoração. Isso faz com que o repertório deste grande dia tenha sua importância. No entanto, isso se faz com planejamento e com muita atenção no efeito que se deseja causar.


Uma playlist bem elaborada junto aos realizadores do evento pode ser uma ótima função para o DJ, que deve levar em contato o ritmo, a intensão e, inclusive, a liberação de seu direito autoral. Colocado isso, se faz necessário entender o cronograma do evento e salientar que em momentos de pausa a música pode ser uma ótima forma de relaxar, promover o diálogo ou mesmo criar um espaço de pausa ou agitação.


Em geral, a música ajuda o palestrante a se envolver com a plateia e, ao mesmo tempo, ajuda a plateia a absorver um conteúdo, já que a audição está ligada à memorização e à contextualização de certo assunto ou conteúdo. O estilo musical correto é fundamental na escolha do repertório e pode ou não causar uma maior ligação interação da audiência com o apresentador.


No audiovisual, a música é metade da obra e pode ainda ajudar a audiência a se desligar da realidade fora da sala, como problemas pessoais, familiares e profissionais, bem como aumentar o envolvimento com o assunto em questão. Pode marcar um ponto de mudança, reforçar a ação em foco e até mesmo reforçar o significado de uma logo ou slogan. Quando bem colocada, no volume correto e com a intenção certa, a música pode fazer um momento passar mais rapidamente ou de forma mais lenta e ajuda a criar relacionamento com o restante dos participantes, além de ser ótima para aumentar o foco no tema discutido.



O DJ e a confraternização


Em outros momentos mais descontraídos, a música pode ser o ponto alto de um evento, envolvendo os expectadores numa festa de confraternização em uma playlist moderna e alto astral ao comando do DJ. Este, por sua vez, é o profissional responsável pela sonorização do evento no fechamento de atividades, apresentações e atrações musicais numa festa de final de ano ou mesmo na comemoração de metas e celebração de mais um ano que se passou.


É fundamental que o DJ escolhido pela organização do evento ou pela empresa esteja conectado com os participantes, tocando as músicas que agradam a todos e revela a alegria em participar da pista de dança. De acordo com o perfil dos convidados, o DJ pode ainda contar com uma pesquisa de preferência musical para planejar a playlist da festa, tendo ainda mais certeza que foi escolhido de acordo com o gosto musical da grande maioria dos convidados.


Muitas vezes o DJ é uma das atrações do evento corporativo, intercalando com bandas, outras atrações musicais e apresentações de espetáculos, trazendo um repertório mais moderno e atual, quando existe um público mais jovem e antenado nos hit's que estão em alta no momento. Os grandes diferenciais neste cado são DJ's com mais personalidade, presença de palco e interação com os convidados.


Volpe DeeJay oferece playlists modernas e remixadas, trazendo músicas que fizeram parte de todas as gerações presentes, incluindo hit's da house music, hip hop, funk, rock, arrocha e outros estilos musicais. Você também pode incluir atrações como Saxofonista e Percussão de LED para trazer ainda mais vida ao palco no ponto alto da noite. Quando este é o caso, diversas tecnologias podem estar atreladas à apresentação, como as descritas nesta lista criada pelo Volpe DeeJay, que se apresenta em eventos corporativos desde 2004:


Efeito CO2 com jatos de gás pressurizado


Efeito VJ para painéis de LED e videografia


Efeito lança papel picado e serpentina


Atrações ao vivo interagindo com o DJ



Se você gostou das dicas acima, deixe seu comentário e compartilhe essas informações com a equipe que planeja os melhores eventos da sua empresa. Nos encontramos na pista de dança do seu próximo evento.

147 visualizações0 comentário
bottom of page