us19-6094a407-456223f55e566adf5dfc359b3.pages.mailchi.mp
  • Volpe DeeJay

Festa Com DJ: Quais Equipamentos Contratar?

Para tudo na vida há um começo e se existe um assunto no qual penso que é essencial os noivos compreenderem bem antes de fecharem contrato com qualquer que seja a atração musical são as estruturas, equipamentos e tecnologias mínimas exigidas pelo profissional, para que um evento possa ser realizado de forma adequada. Impressionar os convidados é uma aventura que vale a pena. Mas que equipamentos contratar?


Se para você é sempre uma batalha encontrar os termos que traduzam e exemplifiquem bem as suas expectativas para a pista de dança, o desafio está resolvido. Hoje você vai aprender quais são as estruturas e equipamentos que um show com DJ e outras atrações musicais poderão precisar no seu casamento. Anote as dicas abaixo e invista de forma certeira!


Quais Equipamentos Contratar Para Festa Com DJ?

De um modo geral, os principais sistemas que uma apresentação ao vivo exigem são:

  • sistema de sonorização: caixas de som e equipamentos como microfones e cabos

  • sistema de iluminação: equipamentos incluindo efeitos de luz na pista de dança

  • sistema de imagem: painéis, tv's, telas e projetores que formam as imagens no palco

  • sistema de efeitos: efeitos especiais que dão vida aos melhores momentos

  • gerador de energia: fornecimento de energia elétrica independente para o evento


Além dos sistemas acima, podem ser necessárias algumas das estruturas a seguir:

  • estrutura de palco: praticáveis e palcos com acabamento e isolamento de área

  • estrutura de cobertura: tendas e coberturas para palco, pista, mesas e cerimônia

  • estrutura decorativa: itens de decoração utilizados no cenário e em estruturas montadas

  • estruturas de backstage: camarins e espaço para equipe técnica da atração musical


Eu sei... são inúmeros nomes e termos técnicos, mas tenho certeza que após esse post você vai tirar de letra cada nome e termo utilizado por profissionais de entretenimento do mercado. Vamos aos detalhes de cada ponto acima? Prepare-se para tirar as dúvidas e registre tudo!



Sistema de Sonorização

O sistema de sonorização é basicamente a forma com que o som irá se distribuir na pista de dança e nos locais onde os convidados estiverem durante o casamento, incluindo o rider técnico do DJ ou banda. Esse é o documento que vai especificar o mapa de palco, com os modelos de equipamentos exigidos por cada artista, além de detalhes sobre o posicionamento na hora da apresentação.


Esse sistema de caixas de som direcionadas ao público, geralmente chamado de P.A. - Public Adress - inclui técnicos de som e montadores para instalar e monitorar caixas de som com a qualidade e pressão sonora adequada ao número de convidados. É a parte mais importante dos sistemas, já que um sistema de som sem qualidade pode afetar completamente a apresentação e dar uma péssima sensação a quem está dançando. Voltar para casa com zumbido nos ouvidos é um risco à saúde, além de ser proibido por lei.


Outros equipamentos como mesa de som, racks, microfones, cabos e acessórios podem ser incluídos na relação de equipamentos exigidos pela atração. Quantos convidados você chamou para a sua festa? Converse com a empresa e distribua o som de forma adequada.



Sistema de Iluminação

O sistema de iluminação corresponde aos efeitos visuais que iluminam a pista de dança, o palco e os arredores do espaço, dando movimento e visibilidade ao profissional e às músicas que estão sendo executando. Algumas atrações precisam também de refletores e holofotes que iluminem o cantor ou artista principal. É fundamental contratar o efeito certo para cada tipo de atração e ritmo musical, já que equipamentos como lazer, máquina de fumaça e outros podem não atender os requisitos da atração musical.


Para festas com DJ o mais indicado é investir em equipamentos chamados moving, modelos head ou beam, sempre pensando na estrutura que vai sustentar os equipamentos, chamada de boxtruss ou treliça de alumínio, como na foto. Os formatos em trave (gol) e colunas (pirulitos) são os mais comuns e econômicos do mercado. Existem também formatos suspenso ou em grid (cubo), que dão um aspecto super moderno e clean à pista de dança. O formato da estrutura de iluminação vai definir também o cenário do palco, podendo criar efeitos que se movam 360º em todas as cores e formatos que você pode imaginar.


Naturalmente, é preciso equipe técnica especializados para programar cada efeito, de acordo com o estilo da música que estiver sendo executada. Muitas atrações trazem em seu backstage os profissionais que já estão acostumados a fazer esse tipo de serviço. Portanto, esteja sempre atendo ao rider técnico, documento que vai especificar exatamente onde cada efeito deve estar posicionado, assim como os equipamentos de som que comentei acima.



Sistema de Imagem

O sistema de imagem é a tecnologia utilizada para se comunicar visualmente com os convidados e implica diretamente no conteúdo que vai ser transmitido pelas atrações, assim como nas imagens captadas pelos fotógrafos e cinegrafistas do casamento. Tudo isso deve ser pré determinado na preparação do evento, afinal a videografia é uma arte que irá complementar a decoração e o cenário do palco como um todo.


Esse sistema pode funcionar de duas formas: imagens únicas ou colunas separadas. Isso porque a imagem pode utilizada como um complemento visual do cenário ao invés de uma imagem contínua, com efeitos e cores que se complementam. De outra forma será uma tela para rodar clipes de vídeo, retrospectivas, love story, filmagem do dia, utilização de hashtags, entre outras aplicações que precisam estar conectadas para fazer sentido.


O investimento varia muito em função da tecnologia utilizada, já que projetores e telões são infinitamente mais baratos que telas de LED - pequenos pontos emissores de luz em um grande painel modular dimensionável - e tv's tipo videowall - painel de plasma ou LCD multi-tela que se conectam formando uma imagem única. Muito em alta hoje em dia, as telas desmembradas estão virando moda na maioria dos casamentos onde o efeito dinâmico da videografia tem a função de colorir e iluminar grandes palcos em salões com pé direito alto, grandes paredes e muros. Se você quer impressionar seus convidados com um palco vibrante, fique por dentro do que há de mais moderno aqui no blog com as 7 tendências que estão fazendo sucesso na pista de dança.



Sistema de Efeitos

O sistema de efeitos, como o nome já diz, inclui efeitos especiais com CO2 (gelo seco) , serpentinas, tiros de papel picado e pirotecnia, especialmente utilizada em eventos e festas onde o palco precisa se reinventar e surpreender sempre. Se você quer chamar a atenção de todos os convidados, não perca tempo e use combinações incríveis.


Ao requisitar esse sistema como esses é preciso fazer uma vistoria no local da festa para certificar-se que o espaço está preparado para a sua utilização. Pistas de dança muito pequenas, espaços com pouca ventilação ou sem saídas de emergência podem não ser o melhor local para jatos CO2 e faíscas por exemplo. Afinal, você não quer ninguém com falta de ar por conta de um efeito com fogo, gazes e outros efeitos especiais.


Empresas que costumam oferecer esse tipo de serviço devem vir sempre acompanhadas de bombeiros e profissionais treinados para dar suporte e apoio em caso de emergência. Haja visto que diversas casas noturnas ficaram famosas por desastres com serviços amadores muitas vezes trazidos pela própria atração. O barato pode sair caro, por isso invista da maneira certa e com a consciência limpa para impressionar a todos nessa combinação de efeitos que estão super em alta!



O gerador de energia pode ser a salvação do seu evento, caso o fornecimento de energia elétrica seja interrompido no dia do seu evento, seja por chuva, ventos, tempestades ou falhas. Conhecido também por seguro casamento, é o grande responsável pela estabilidade da energia durante o evento e, em muitos casos, pode ser um um investimento que traz uma grande economia, afinal o grande dia não se repetirá duas vezes.


Trazido por caminhão até a porta do local - isso quando o local não do evento não tem o equipamento fixo - o gerador é instalado do lado de fora do salão para fazer o menor ruído possível caso ativado. Com diversas marcas e modelos, é preciso muita atenção ao contratá-lo. A medida em KVA's deve estar de acordo com a potência consumida por todos os equipamentos do palco, além de ar condicionado, caso haja, além dos equipamentos da cozinha e iluminação ambiente.


Os profissionais indicam duas formas de utilizar o gerador: em stand-by ou em tempo integral do evento. O primeiro caso acontece quando o equipamento é contratado, mas só é ligado caso haja queda da energia, diminuindo o orçamento significativamente. Já o segundo é ligado em tempo integral na rede elétrica da casa, evitando um possível atraso em seu acionamento, que pode variar entre de 2 e 10 minutos. Deve-se lembrar sempre que seu combustível também precisa ser reposto a cada 4 horas aproximadamente, dependendo da potência do gerador. Fique de olho em todos os detalhes e curta a sua festa com tranquilidade ao contratar esse serviço com um profissional especializado.



E se você chegou até aqui, está apta para pedir propostas de orçamento às empresas especializadas em entretenimento e estruturas sem medo algum, afinal quem tem conhecimento tem mil vantagens. Caso seja tudo novidade e ainda restar qualquer dúvida, basta escrever nos comentários aqui em baixo. Estou sempre à disposição para ajudar você!


A melhor parte vem agora: depois de contratar atração musical que mais combina com você, entre em contato com as empresas indicadas que indico nessa lista com os melhores profissionais de estruturas de som, luz, imagem e efeitos de São Paulo para que você possa conhecer ainda mais as tecnologias e ideias que estão fazendo sucesso nos casamentos mais animados onde me apresento. Diga que recebeu todas as dicas com Volpe DeeJay e garanta um super atendimento dessas equipes que me ajudam tanto há mais de 15 anos.


Muzik Produções www.muzikproducoes.com.br

Showtime Produções www.showtimepro.com.br

DB2 Produções www.db2producao.com.br

AN Produção de Eventos www.anproducaodeeventos.com.br

Aerial Eventos www.aerialeventos.com.br

Truly Som e Luz www.trulysomeluz.com.br

XKSom www.xksom.com.br

SB7 Som e Luz www.sb7someluz.com.br

Art One Efeitos www.artone.com.br


A melhor festa começa agora. Nos vemos na pista de dança!



#termos #tecnica #estrutura #estruturas #equipamento #equipamentos #ajuda #meajuda #socorro #tecnologia #audiovisual #tendencia #tendencias #entretenimento #weddingdj #dj #vj #wedding #weddingparty #casamento #festadecasamento #djdecasamento #festa #party #festaboa #noiva #noivas #bride #bridetobe #constancezahn #czsaopaulo #blog #dica #indicação #lista #top #toplist #fornecedor #fornecedores #fornecedordecasamento #musica #musicaboa #musicas #music #musicadecasamento #destinationwedding #casamentonapraia #casamentonocampo #casamentonafazenda #musikproducoes #showtimepro #db2producao #anproducaodeeventos #aerialeventos #trulysomeluz #xksom #sb7someluz #artone

0 visualização

CONTATO E RESERVA

 

Volpe DeeJay

 

 

contato@volpedeejay.com.br

+55 (11) 9.7599-2357       

REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2004 - 2020 POR VOLPEDEEJAY. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.