top of page

Como Investir de Forma Inteligente No DJ Da Sua Festa?

Atualizado: 2 de mai. de 2019

Invista de forma inteligente

Uma dica imprescindível que dou aos casais quando me perguntam sobre investimento é: invista em seu DJ na mesma proporção da sua expectativa para pista de dança. Um profissional exemplar sabe a importância de seu serviço num dia tão especial. O cachê de DJ's profissionais costuma variar entre R$4.500,00 e R$18.000,00. Separe até 10% do orçamento total do seu evento caso você opte por um bom DJ para animar a sua festa, principalmente se ele for a única atração. Esse valor é uma referência para profissionais que se dedicam a apenas um evento por dia e também podem servir para bandas que fazem apresentações ao vivo.

Atenção: a maioria desses profissionais não costumam incluir estruturas de sonorização, iluminação, imagem, efeitos e estruturas de palco no cachê, já que esse tipo de serviço é feito por empresas especializadas, que muitas vezes já tem parceria com o local contratado. Preze por um equipamento de qualidade, afinal de nada adianta todo o esforço em contratar um bom DJ se os equipamentos e estruturas não estiverem no mesmo nível.

Ainda sobre esse assunto, fique atenta se o DJ costuma cobrar por hora ou por evento, já que a duração da festa interfere diretamente na proposta de orçamento. Uma festa sem hora para acabar, por exemplo, exige muito mais esforço por parte do profissional e, muitas vezes, o cachê já conta com as horas extras sem que precisem ser cobradas por período, o que pode diminuir os imprevistos. Redobre a atenção se seu evento for realizado em local muito afastado da sede do mesmo, pois, neste caso, o transporte, hospedagem e alimentação também devem ser incluídos na paga do DJ.




A única forma conhecida para voltar no tempo e reviver momentos únicos é relembrando as boas memórias. Por isso eu costumo dizer que toda festa é inesquecível, seja ela boa ou ruim. Fica no ar, então, uma pergunta: que lembrança você quer que as pessoas tenham da sua festa? Se você disse "maravilhosa", "inesquecível", "emocionante" ou "animada", vale lembrar que cada detalhe conta. Para algumas pessoas o buffet é a parte mais importante de uma boa reunião de família. Para outras a decoração é o que faz a celebração tornar-se ainda mais importante. E para ambas o que faz uma festa tornar-se inesquecível é a atração que traz todos os convidados para a pista em uma festa animada, além das surpresas inéditas e músicas que fazem todos dançarem.

Porque Não Devemos Economizar na Hora De Contratar o DJ do Casamento?

Relação Preço X Valor

No entanto existe uma relação muito importante entre o preço e o valor das coisas. Preço é o que você paga e valor é o que você leva. Por alguma razão as pessoas em geral costumam basear-se no preço e não no valor. Porque então você não deve economizar na hora de contratar um bom DJ para a sua festa? A resposta é simples: porque um bom DJ, como o nome já diz, diferencia-se de todos os outros DJs que são apenas DJs. O diferencial de um bom DJ está na forma com que o profissional interage com o público. Em outros casos, quando o repertório é mais específico, o diferencial está na escolha da playlist. E ainda assim quando a produção de cenário e tecnologia são os pontos que fazem um DJ destacar-se dos demais, é importante reconhecer que trabalhos assim não existem por acaso e tudo tem seu preço.

O "bom" quase nunca é amigo do "barato" e o cliente corre um grande risco de que a pista de dança sofra as consequências de uma á decisão. Com frequência o serviço de DJ é o último a ser contratado, fazendo com que DJs que tem agenda cheia não estejam mais disponíveis na hora da seleção das atrações da festa. Algumas empresas se beneficiam nessa hora, vendendo estrutura ao invés de animação e contratando DJs amadores aos invés de profissionais especializados. Se você está começando a planejar a sua festa agora, lembre-se de dar prioridade aos DJs especializados em festas de casamento, para não ter dores de cabeça ao contratar alguém que não pode personalizar as playlists de acordo com o seu gosto.

Muitas vezes é preferível contratar as estruturas de som, iluminação, palco, imagem e efeitos separado do serviço do DJ. DJ que se prese não se apoia na venda de estruturas ou tecnologia para realizar seu trabalho. Empresas que oferecem pacotes também limitam a liberdade de escolha do cliente, deixando-o sem referências para novas ideias ou desvalorizando o potencial de seus convidados. Tudo isso interfere no trabalho do DJ e, logicamente, no resultado da festa como um todo. Portanto na hora de fechar contrato leve em conta o tempo de apresentação, a personalização das playlists e a experiência do DJ com o estilo do seu evento.

Características de um Bom DJ

Se você quer ajuda para contratar um bom DJ, deve ter em mente as características dos melhore profissionais em animação musical para casamentos. 1 - O DJ que você está contratando é pessoa jurídica com CNPJ e responsabiliza-se pela execução do trabalho contratado no dia do evento. 2 - O DJ que tocará no dia da sua festa se apresenta em uma reunião pessoal para tirar dúvidas e coletar o maior número de informações sobre o que você e seus os convidados querem ouvir no dia da festa. 3 - O material de demonstração do profissional é de fácil acesso e mostra eventos registrados ao vivo periodicamente para que você possa conhecer o serviço a fundo. 4 - O DJ facilita o cronograma de repertório dando dicas e sugestões para que você, que é leigo no assunto, não perca tempo resolvendo questões práticas que não conhece.

Após contratado o DJ, mantenha contato confirmando informações necessárias e atualizando o máximo de detalhes para que o profissional não seja prejudicado no período de preparação. Acredite, um erro irreparável no dia do evento são informações trocadas e desatualizadas sobre o horário de apresentação, local da festa e outras atrações contratadas. A sugestão de músicas e estilos musicais também é sempre bem vinda, já que no momento da festa o DJ não poderá procurar músicas na internet.

Dicas de Repertório e Tendências

Por fim, mantenha-se atualizado sobre os hits de sucesso e estilos musicais que seus convidados mais gostam. Hoje os pedidos mais frequentes nas pistas de dança são músicas modernas e remixadas, sejam nacionais ou internacionais. Se o estilo dos convidados é moderno, não perca tempo fazendo uma volta no túnel do tempo com músicas do passado. Entretanto você pode incluí-las de forma repaginada entre ritmos eletrônicos que dão um super astral na pista.

Ritmos em tendência também podem impulsionar os convidados a interagirem mais durante a pista. Abuse por exemplo do Reggaeton, ritmo gravado por artistas como Anitta, Lud​​​​​​milla e MC Kevinho. O Sertanejo está super em alta e toda semana novos lançamentos estouram nas casas noturnas de São Paulo e do Rio de Janeiro fazendo parte da programação de diversas rádios jovens do Brasil, como Metropolitana e Mix. Atender a pedidos ao fim da festa pode manter as pessoas na pista até os últimos minutos dessa noite tão aguardada por você, pela sua família e amigos. Contrate um bom DJ e abuse da criatividade para animar a sua festa.


270 visualizações0 comentário
bottom of page