top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Spotify
  • LinkedIn

Quem Paga Os Direitos Autorais Das Músicas No Casamento?

Atualizado: 4 de jul. de 2019


Hoje tem dica séria com Volpe DeeJay! Antes de fechar todas as pendências da sua festa, não se esqueça que os detalhes fazem toda a diferença, assim como a responsabilidade pela segurança, conteúdo e bem estar dos convidados. Mas antes de tudo esteja ciente sobre todas as taxas e impostos e faça bonito: onde quer que exista música deve-se pagar por ela. Mas a pergunta que persiste todas as vezes que atendo meus clientes é:

"Se eu vou fazer uma festa particular, onde não vou ter nenhum tipo lucro ou promoção, afinal porque deve-se pagar pela execução de músicas e quem deve pagar os Direitos Autorais para o ECAD na minha festa?"

Quem Paga Os Direitos Autorais Das Músicas Na Sua Festa?

A resposta é mais simples do que parece, então pra que fique bem claro, vamos por partes.

Quem paga os Direitos Autorais pelas músicas executadas é o proprietário do local da sua festa e/ou o promotor de eventos e shows. Não é você, nem o Buffet, nem a assessora, nem outra pessoa que não seja o proprietário do local e/ou o promotor do evento. E porque? Simples: o proprietário precisa alugar o local da festa. Ele também precisa de música para que o locatário faça a locação do local, pois não existe festa sem música. Portanto o proprietário tem lucro com a música e, como a música não é dele, tem que pagar para os autores, compositores, gravadoras e editoras destas músicas se quiser usá-las. Está na lei e na constituição: a obrigatoriedade do pagamento do ECAD é do comércio que usufrui da música em seu negócio.

O órgão que fiscaliza o pagamento dos Direitos Autorais é o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e o valor cobrado é repassado aos detentores dos direitos das obras. As músicas executadas devem estar dispostas num modelo fornecido pelo próprio ECAD (que está no link abaixo). Esta é uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela lei 5.988/73 e mantida pelas leis federais 9.610/98 e 12.853/13. O intérprete ou DJ deve registrar o repertório executado e apresenta-lo da seguinte maneira:

Se você, sendo proprietário ou cliente final, não acha justo pagar Direitos Autorais, pense em começar a escrever músicas e viver disso sem receber 1 centavo sequer. Compositores e autores devem sim receber pela utilização das suas músicas. Por isso não esquente a cabeça e incentive a boa prática de pagar pelo que usa ao menos no dia mais importante de sua vida. Os autores agradecerão e nós músicos (sim, eu também sou autor de músicas e remixes) ficaremos honrados em ser gratificados com o recebimento dos devidos tributos.

Agora, se o proprietário do local obrigá-lo a pagar o ECAD do seu aniversário, casamento ou evento, pergunte o valor, pague e o mesmo deve responsabilizar-se pelo pagamento de modo que você não sofra qualquer punição por fazer o que está na Lei, diferentemente de tantos proprietários corruptos que não pagam qualquer tipo de taxa e ainda obrigam seus clientes a fazê-los.

Quer mais dicas sobre Direitos Autorais para o seu evento como essas? Veja o vídeo da Bruna Campos, expert em Direitos Autorais Musicais, e arrase na sua festa!


Comentários


Botão Posso Ajudar.png
CONFIRA AS IMPRESSÕES E O QUE ALGUNS

CLIENTES ESTÃO DIZENDO

"Tudo perfeito, o Volpe teve maior atenção com todos os artistas que participaram do meu casamento. Toda a atenção dada a mim e a minha esposa. Só música boa, animada. Perfeito, só tenho agradecer."
Douglas Morais.png

Douglas Morais

Evento social, 2023

"O Volpe foi incrível do início ao fim! Soube acompanhar a vibe da festa e fez todo mundo dançar até o último minuto. Foi sensacional! Ficamos muito felizes com o resultado e todo mundo elogiou!"
Barbara Campos.png

Barbara Campos

Evento social, 2023

"Atendimento diferenciado desde o momento da solicitação de orçamento para tocar na festa, durante a escolha do repertório e em cada segundo da festa. Profissional de primeira, espetáculo inesquecível!"
Murilo Wolf.png

Murillo Wulf Costa

Evento social, 2023

"Serviço excepcional! Recomendamos de olhos fechados! Animou nossa festa do início ao fim! Profissionalismo e carisma são umas das qualidades do Volpe. Obrigada pelo serviço inesquecível"
Adrielli Malagutti.png

Adrielli Malagutti

Evento social, 2020

Clique aqui para continuar lendo depoimentos de clientes no Google.

CONFIRA A LISTA COM AS PRINCIPAIS

PERGUNTAS E RESPOSTAS

CONHEÇA CLIENTES QUE OBTIVERAM

RESULTADOS INCRÍVEIS

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DO

© 2004 - 2026 Todos os direitos reservados  |  Volpe DeeJay

MUNDO DOS EVENTOS

bottom of page